19 de janeiro de 2010

O "sexto sentido" dos animais para antecipar catástrofes

Desde terremotos até vulcões

Alguns acontecimentos fortalecem a teoria de que os animais são dotados de um "sexto sentido" , ou seja, uma relação muito próxima com os segredos da natureza. Os irracionais parecem ter premonição, pois conseguem prever as catástrofes ambientais. Considerados por uns como uma simples coincidência, outros suspeitam que por eles terem os sentidos mais aguçados do que os do ser humano, são capazes de captar vibrações e mudanças na pressão do ar, percebendo até as primeiras ondas que vêm do centro da terra, por isto fogem, buscando encontrar um local que ofereça segurança.

O histórico de catástrofes ambientais anunciadas pelos animais é muito antigo. Existem muitos relatos de testemunhas que viram aves e animais migrando antes do surgimento de terremotos e erupções vulcânicas.

Oficialmente o interesse pelo tema iniciou em 1975 quando os funcionários da cidade chinesa de Haicheng foram surpreendidos pelo comportamento anormal dos animais e resolveram evacuar a cidade de 90 mil habitantes. Pouco depois um terremoto de escala 7.3 atingiu a cidade destruindo 90% dos edifícios. Especialistas em sismologia em Nanning, província de Guangxi, decidiram usar cobras para prever abalos sísmicos. Monitorizam, 24 horas por dia, um conjunto de cobras e ninhos delas, com o intuito de prever terremotos. Eles acreditam que as cobras podem sentir a liberação de energia que dá origem aos tremores de terra cerca de 120 horas antes de os sismógrafos os registarem e de os humanos sentirem o chão tremer debaixo dos pés.


Posterior à tragédia do Tsunami que devastou diversos países asiáticos em dezembro de 2005, sobreviventes relataram a fuga em massa de elefantes e pássaros seguindo para lugares montanhosos. Possívelmente poderiam estar prevendo o que estava por vir.

Acreditando ou não nessas teorias, o certo é que devemos sempre estar atentos ao que nos rodeia. Mesmo fazendo parte da natureza, cada dia mais nos afastamos dela, muitas vezes a manipulando conforme nossos interesses, criando nossa própria natureza. Os animais, como criaturas irracionais, talvez possam nos trazer grandes contribuições para que entendamos a natureza que tentamos nos afastar e muitos até destruir.

O vídeo a seguir ocorreu poucos dias antes de um terremoto nas Filipinas.

7 comentários:

  1. Oi Sérgio!
    Maravilha, não é ? a gente precisa mesmo observar mais a natureza. O vídeo me deu saudades dos golfinhos que vinham bem pertinho da gente, lá na praia dos Ingleses...
    As plantas, algumas árvores, as flores também podem nos dar exemplos de como funciona a natureza, inclusive nós. Aliás, em gente, há certos momentos que se a gente "intue" que a coisa não vai bem, melhor se acautelar, não é?
    Mais uma vez, gostei muito de seu post.
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, realmente os bichinhos tem esse dom mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio, muito bem elaborado esse texto.
    Realmente o homem tem agredido a natureza ao invés de "escutá-la".
    Lembro-me que quando eu era criança gostava muito de criar passarinhos e tinhamos também um cachorro (vira-lata). Certa vez, meu pai colocou um casal de pintassilgos numa mesma gaiola, onde eles conviviam muito bem. Um dia, do nada, um dos pássaros começou a piar alto e bater as asas como se estivesse assustado com alguma coisa; ao mesmo tempo, o cachorro começou a uivar... isso durante o dia. Saimos no quintal para ver o que estava acontecendo e aparentemente encontramos tudo normal.
    O cachorro se aquietou e o passarinho também.
    Depois de algum tempo, eles voltaram a fazer o mesmo barulho. Mas desta vez já não estava tudo normal.... um dos passarinhos havia morrido dentro da gaiola.
    Creio que esse fato dispensa comentários.
    Abraços.
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio!

    Excelente matéria!
    Na realidade os sentidos dos animais são diferentes dos nossos e eles "sabem", mesmo antes dos registo das máquinas que algo vai acontecer.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post!
    Acredito realmente, que os animais tem um sexto sentido quando refere-se a algo que vai acontecer.
    Deus lhes deu este dom, sem dúvidas!;)

    Beij1o

    ResponderExcluir
  6. Excelente sua notícia e concordo com tudo,os animais tem sentidos muito mais aguçados que o ser humano e isto já é evidente,o cachorro,a cobra,o morcego e etc.

    ResponderExcluir