18 de janeiro de 2010

O que você pode fazer pelo seu país?

A sua atitude pode mudar a situação!

Alguns anos atrás visitei uma cidadezinha dos Estados Unidos e o que vi me fez recordar o quão poderosas são as palavras proferidas pelo presidente John F. Kennedy em seu discurso de posse: "não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pelo seu país"!

Este chamado de participação ativa da sociedade mudou muito a maneira de se ver a relação estado-cidadão, mostrando que o povo não deve se manter unicamente numa posição passiva, aguardando tudo do governo. Não que não possa exigir correta e boa administração, enfim, reclamar toda sorte de benefícios públicos e criticar as ações em que vê inadequação, incompetência ou ilicitude. No entanto, também pode e deve participar de iniciativas de apoio nos diversos níveis de administração, mesmo porque é sabido serem insuficientes os recursos oficiais para todas as necessidades da população, ainda que perfeitamente aplicados.

Essa cidade dos EUA, então com 60 mil habitantes, chama-se Owensboro e fica no Kentucky, interior americano. Visitei com minha mulher o Estado inteiro, mas me chamou a atenção o Centro Cultural recém construído às margens do Rio Ohio, simplesmente magnífico. Das instalações, destaque para o majestoso teatro, preparado para um grande número de espectadores, e, segundo eles, equipado para receber qualquer montagem da Broadway!

O casal Nation, que nos ciceroneava, com sinais claros de orgulho mostrou uma lajota no pavimento externo da construção, com o seu nome gravado, indicando sua colaboração financeira ao empreendimento cultural, ao lado de seus amigos e vizinhos. Ou seja, perpetuando a memória de que o cidadão, como partícipe consciente da comunidade em que vive, pode muito fazer em seu próprio favor e dos outros, independentemente da ação governamental.

Foto do Theatre Workshop of Owensboro

9 comentários:

  1. EMBORA EU SEJA CÉTICO DE QUE OS GOVERNOS SOB
    A TUTELA DA DEMOCRACIA CAPITALISTA SIRVAM AO POVO E NÃO AOS INTERESSES DAS GRANDES CORPORAÇÕES, PENSO SER DE EXTREMA RELEVÂNCIA
    QUE O POVO SAIBA DO QUÃO ELE É PODEROSO E DE COMO SUA MOBLIZAÇÃO PODE MUDAR O RUMO DAS COISAS.

    O PROBLEMA É QUE O SISTEMA DISSEMINA A IDEIA DE QUE POVO É IMPOTENTE.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que excelente post amigo... se o povo fizesse valer sua capacidade de atuação e seu poder como cidadão... com certeza, estaríamos vivendo em outras condições!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Na realidade esses são pequenos exemplos da intervenção dos cidadãos na comunidade. Por cá somos francamente mais passivos, cometendo o erro de nos desresponsabilizarmos de certas ausências e carências. Penso que a pouco e pouco as populações são cada vez mais participativas nas comunidades locais.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Este seu post me fez lembrar o que aprendi observando o Mosaico. São semelhantes na idéia de que, os pequenos cacos tem seu lugar e importante participação no todo.
    Eu mesma tenho um projeto de mosaico que fiz em duas escolas públicas, com diretoras, professoras e alunos, para a conscientização do problema da Àgua Potável,que preocupa o mundo, ao mesmo tempo que para trabalhar na comunidade, um modo de participação pacífica, para o bem comum. Sabe o que percebi ? Que alguns líderes, sejam professores ou políticos, tem a tendência a não dar seu melhor esforço para a realização de projetos,cuja idéia não possa ser modificada e creditada apenas em seu nome. Isto é um desperdício!
    Outra coisa é que, se o projeto é bom, há que se ter como lider para arrebanhar esforços, alguém que seja pulso forte(não só um artista) e que se "encante" com a idéia ( como o nosso amigo Fernando, por ex. com seu projeto de livros na praça).
    E a 3a. e última coisa é que somos um pouco preguiçosos(reconheço), na hora de nos unirmos para formar o que poderia ser um belo painel,não é?Uns desistem, outros nem se aventuram!
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho (acho não, tenho certeza) de que faço coisas demais para essa BOSTA de país.

    Em compensação, essa mesma BOSTA de país não me dá nada em troca.

    Foda-se JFK!! Que ele continue a arder no inferno.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci o nome dela,mas esta frase NÃO é de JFK e sim de uma feminista inglesa,a frase é roubada!Como tudo nos estado unidenses...

    ResponderExcluir
  7. MENININHA MAL EDUCADA ESSA SAMI HEIM !!!

    ResponderExcluir
  8. Devemos mudar a atitude, pois olhe como esta o nosso país! Impostos, por exemplo, é muito, no Japão eles são desenvolvidos por que? Eles pensam primeiramente no próprio país, depois em exportar suas matérias-primas ou alimentos para outros países, eles deixam o que é bom para eles e exportam, vamos supor, as "sobras". Por isso eles crescem.

    ResponderExcluir