18 de junho de 2010

Voto de pesar pela morte de José Saramago


O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura expressa o seu pesar na morte de José Saramago, grande criador da língua portuguesa e expoente da nossa cultura. José Saramago ampliou o inestimável património que a literatura representa, capaz de espelhar profundamente a condição humana nas suas buscas, incertezas e vislumbres.

Como é público, o cristianismo e o texto bíblico interessaram muito ao autor como objecto para a sua livre recriação literária. Há uma exigência e beleza nessa aproximação que gostaríamos de sublinhar. O único lamento é que ela nem sempre fosse levada mais longe, e de forma mais desprendida de balizamentos ideológicos. Mas a vivacidade do debate que a sua importante obra instaura, em nada diminui o dever da cordialidade de um encontro cultural que, acreditamos, só pode ser gerado na abertura e na diferença.


Lisboa, 18 de Junho de 2010

Fonte: Globo.com


"A "insolência reacionária" da Igreja precisa
ser combatida com a "insolência da inteligência" viva!"


José Saramago

☼ 1922 ┼ 2010




.

11 comentários:

  1. Conte com minha solidariedade ao voto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Sérgio,

    Felicito-o pela postagem.
    O post, com o voto de pesar pelo falecimento de Jose de Souza Saramago é o reconhecimento de sua pessoa como um grande escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português, laureado com o Nobel da Literatura em 1998 e com o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Ele foi brilhante!
    Grande perda para o mundo literário!
    Que Deus o receba em seus braços e dê consolo à família enlutada.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. O mundo perde um pouco de inteligencia e fica um pouco mas míope.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Sérgio!
    Certamente uma grande perda. O Saramago deixou um grande legado.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    AMIGO SÉRGIO, a mensagem é belíssima e o pronunciamento de José de Souza Saramago, incontestável, profundo e belíssimo. Um cidadão do mundo que criou o próprio universo e a grande maioria o admirava e o amava.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. E... por falar em insolência,muitas vezes,ser ovacionado durante um discurso é bem triste;iççu equivale para o palestrante,como se belas vaias fossem... Brasilairros,segurrem vossos lattinos ânimos!
    Já quanto ao Saramago,grandes obras literárias são como pinturas; só ganham valor e respeito depois de muito tempo,justo por serem parte da eternidade. Obrigado,ó lusitano ilustre,vá agora,em paz e serenamente,a conhecer o nosso Camões...

    ResponderExcluir
  7. Oi querido Sergio

    Pela grandiosidade de toda suas obras, o Saramago vai ficar imortalizado na memoria das pessoas que admiravam seus escritos, ele sabia como ninguem escrever sobre o homem em sua totalidade e essencia, o ultimo livro que li foi ensaio sobre a cegueira, e a mensagem que ele quis passar era que os verdadeiros cegos, são aqueles quem tem os olhos e o poder da visão, mas nao querem enxergar a sua realidade.
    Bjs no coração e com certeza o Saramago está em um excelente lugar

    ResponderExcluir
  8. concordo,não existe democracia no Brasil,a paz

    ResponderExcluir
  9. Como fico feliz por estar aqui,participando deste site onde posso ver como sei pouco sôbre as pessoas importantes do mundo, mas também onde posso aprender um pouco e escolher o que quero ler.E, melhor ainda, ter amigos inteligentes!
    Parabéns pelo post e obrigada.

    ResponderExcluir
  10. deixará saudades. Mais um grande autor foi-se embora. Com certeza irá ainda surgir muitos autores, que chegaram PERTO de Saramago, que é insubstituível.


    abs

    ResponderExcluir
  11. Abre-se uma lacuna na literatura com a ida de Saramago que soube como muitos mostrar realidades que poucos insistem em não ver. Era um homem além do nosso tempo, como Eco, Borges, Orwell, Garcia Marques...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir