17 de junho de 2010

O mês em que a Terra parou

Como bom brasileiro que sou, adoro futebol, adoro Copa do Mundo. Mas como bom leitor e criador de jornal impresso e televisivo, não aguento mais todas as notícias em torno do mesmo torneio.

O caderno de econômia fala de futebol, de política fala de futebol, de moda fala de futebol, textos sobre comportamento fala sobre futebol, e claro, o de futebol fala apenas de Copa do Mundo. Não aguento mais. E digo em tom de aflição!

É como se nossas vidas dependessem do sucesso da nossa seleção e do fracasso de nossos adversários. Não, não depende.

Quase não se falou que Lula vetou o fim do fator previdenciário criado por FHC. Quase ninguém viu Marina Silva falando de seu programa de governo no programa Roda Viva da TV Cultura na última segunda (14/06), onde defendeu responsabilidade fiscal com responsabilidade ambiental. Quase não se falou em Marina Silva, sabatinada pela Folha de São Paulo e pelo Portal UOL ontem.

O Congresso Nacional está parado para ver o torneio, candidatos à presidência duelam para ver quem acerta o maior número de resultados, como se isso fosse mudar o destino da nação.

Gente, a Copa do Mundo acaba e o mundo não acaba junto. Falar em futebol não pode significar falar apenas em futebol.

Depois dizem que a mídia entorpece apenas para o que bem lhe entende, Big Brother e Copa do Mundo me fazem não duvidar disso. As pessoas parecem "zumbis" que só sabem repetir incansávelmente o mesmo assunto.

Estávamos em reunião para fechar pauta na última segunda e tive que esperar um diretor, pois o dito estava assistindo à Copa. O que pode atrair um brasileiro a ver um jogo entre Japão e Camarões? Futebol não pode ser.

Continuarei gostando do esporte, mas minha tolerância já se esgotou.

Imaginem então como será 2014, quando o Brasil será o centro de toda esta atenção? Já comecei a ver um roteiro turístico. Talvez ver cangurus na Austrália seja uma boa pedida.

15 comentários:

  1. Reserve duas pra mim...Nem que seja na classe extra-hiper econômica,eu também vou!E quem dera eu pudesse fazer isso já em maio de 2013 e retornar só um ano e meio depois!Gosto de futebol e jogo minhas peladas,mas nunca fui brasileiro "embolado"... A época de Copa e outras "Culpas" midiáticas é igual àquele Jipão 4x4 que sempre empaca no meio de um lamaçal. Haja saco...

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe comigo, no dia do jogo de nossos mascarados milionarios, eu estava tratando da minha beleza e gostei do resultado. O meu, claro! Não perdi tempo. Se quiser rir, adoro o lado sarcastico dele (de vez em quando), leia na ultima Veja o artigo de Diogo Mainardi. kkkkk embora fale da Copa vai "apreciar".

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Sérgio!
    Minha esposa diz o mesmo... em 2014 ela quer estar em qualquer lugar do mundo, menos no Brasil... :-) rsrs
    Mas o assunto futebol realmente está sendo despejado de forma muito abusiva. Não há trégua em nenhum momento na TV.
    Para se saber o que está acontecendo no Brasil agora o melhor, creio eu, seria ler o jornal de outros países... :-) rs
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. Sérgio,

    Você foi sensacional nessa postagem, pois tenho certeza que escreveu tudo aquilo que muitos de nós pensamos, e eu me enquadro entre essas pessoas.

    Acredito que em 2014, o melhor que tenhamos a fazer é viajarmos para fora do Brasil, pois vai ser o caos...

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, concordo contigo.
    Escrevi um artigo sobre o assunto.
    Está no Blog. O título: O mundo parou.
    Boa semana.
    Arte e Café.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos voces, amo futebol mas tudo tem um limite, meu irmão praticamente obriga minha filha, de 2 anos, e eu a assistirmos todos os jogos, de todos esses paises que, sinceramente, nunca vou chegar perto, e age como se isso fosse o centro do universo, o mundo não para por causa da copa mas a maioria das pessoas ainda não percebeu isso.
    Obs: não esqueçam de me avisar quando vão viajar... hehehehe.
    Bjokinhax,
    Lu!!!

    ResponderExcluir
  7. Sergio, tenho até medo que um dia se aproveitem do mundo vendo futebol e lançam uma bomba atômica. O povo morre sem saber da onde veio e o porque. Se quer pegar um volume máximo de inimigo, é na época da copa do mundo. é massacre em massa mesmo.

    Por isso que, é sempre bom ta de olho nas noticias. Como disse ali o amigo Fernandez, olhar os jornais alheios.
    abçs

    ResponderExcluir
  8. Olá Sérgio!
    Apesar de estar impaciente com a situação, foi muito bem humorado! Seu post é ótimo. Conscientizou, disse a verdade e divertiu!Parece que tudo serve para "distrair" as nossas mentes, cansadas das notícias desastrosas, e para desviar a atenção do que acontece na realidade.E quem precisa trabalhar, que se lasque!
    Quando forem viajar, por favor me mandem emails!! Eu, fico aqui, tirando fotos dos "belos momentos" e, se me contratarem posso até tirar outras fotos também..kkkk......com o tema : " o lado oculto da copa". Será interessante fazer este trabalho...
    Pensando bem,quem sabe não devia era me preparar para ir com vocês,tirar fotos lindas, por lá!!
    Abraço,Vera

    ResponderExcluir
  9. haha! Este blog, nesta notícia, também fala de copa do mundo e futebol ^^
    A coisa tá feia amigo!

    ResponderExcluir
  10. Sergio, meu querido, eu amo Copa do Mundo!
    Em alguns aspectos até concordo contigo, mas na maioria sou membro discordante, porque o futebol é um esporte mundial que não prima pela guerra, não machuca ninguém e a bola é o centro de tudo.

    A Copa do Mundo, exatamente por se dar de quatro em quatro anos, se torna especial, une Nações ou tenta pelo menos.

    Está certo que deixamos a rotina, mas o que trás a vida cotidiana para nós, viventes comuns? Te respondo: problemas...aflições... desamores ... egoísmos de um Governo que nos aterroriza com migalhas, que nos tira o que nem temos.

    Então, mesmo que discordando de ti, afirmo que Copa do Mundo é o RECREIO... É QUANDO PARAMOS PARA DEITAR NA REDE POR 90 MINUTOS.

    Quanto à Marina... nem por decreto pararia de assistir uma Partida de futebol para ouví-la. Uma mulher que sai de um Partido que vestiu a Bandeira por uma vida para concorrer à Presidência já começa enganando o povo brasileiro.

    beijos meu adorado,

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  11. Saudações!
    Amigo SERGIO, eu também acompanho a sua análise, e para te falar a verdade, eu assisti um único jogo até o momento, BrasilXKorea, e por sinal eu perdi o escore que coloquei num Post e o meu preciso tempo.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  12. Fora a algazarra na rua, parece que é carnaval aqui em Recife quando tem jogo do Brasil D;

    ResponderExcluir
  13. Olá Sergio,
    Com um artigo desses fica até difícil agente comentar alguma coisa, o amigo Radi me indicou após ler um texto no meu blog sobre futebol.
    Queria apenas te dar meus parabéns. Como acabei de dizer em um comentário, se fosse dado a mesma atenção que se dá a copa a outros assuntos que teoricamente vem a frente, estaríamos em outro mundo atualmente.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. PIOR QUE É.
    FAZER O QUE NÉ, A MÍDIA SOCA SOCA E SOCA UMA QUANTIDADE TÃO GRANDE DE INFORMAÇÃO INÚTIL SOBRE ISSO QUE AS PESSOAS FICAM CEGAS.

    AMO COPA DO MUNDO, DESDE QUE EU ME CONHEÇO POR GENTE A COPA DE 94 PRA MIM FOI A MELHOR.

    NA TERÇA FEIRA EM QUE ACONTECEU BRASIL E KOREA DO NORTE FOI UMA LOUCURA. TIVE QUE FICAR TRABALHANDO COM MAIS UMAS 6 PESSOAS, O RESTO DA EMPRESA +OU- 400 PESSOAS EVAPOROU.

    O TRÂNSITO FOI ABSURDO, AS PESSOAS DIRIGIAM COMO RETARDADOS. FALTANDO 20 MINUTOS PRO COMEÇO DO JOGO O TRANSITO EM SP CHEGOU A 203KM. EM 30 MINUTOS TINHA CAÍDO PRA 13. AS PESSOAS ESTAVAM MEIO DOIDAS SEI LÁ.

    FUTEBOL ASSIM COMO OUTROS ESPORTES É MUITO BOM, MAS TEM SEUS LIMITES.

    NÃO VI MOTIVO PRA TANTO ALARDE QUE FIZERAM NESTA COPA. ATÉ AGORA NÃO TEVE UM JOGO QUE SE FALE QUE FOI EXCELENTE. VAMOS VER DAQUI PRA FRENTE.

    ResponderExcluir
  15. Ja ralo o ano todo, todo dia, so trabalho, trabalho.... esperamos 4 anos pra isso, vc nao tem patriotismo nenhum, és um animal amigo.

    ResponderExcluir