28 de janeiro de 2010

Blogs acabam por falta de vontade de escrever

Ex-blogueiros contam por que deixaram suas páginas

Mais de 175 mil blogs são criados por dia, desse total, muitos abandonam suas páginas. No painel "Existe ex-blogueiros", na Campus Party nessa quarta-feira (27/01), Gilberto Knuttz, criador do site ueba; Gabriel Von Doscht, do dequejeito; Rafael Capanema, do rafaelcapanema; e Clarissa Passos, do garotasquedizemni, moderados por Tiago Dória, discutiram alguns dos motivos que os fizeram parar de escrever.

Para Clarissa, havia retorno financeiro, mas faltou motivação para o blog que durou cinco anos. "Fizemos o 'garotas' em 2003 por pura diversão. Depois conseguimos um contrato com o IG, mas chegou uma hora que não estava dando mais prazer". A jornalista disse que o espaço conseguiu muitos leitores e fez questão de explicar o fim do blog ao público. Gilberto Knuttz perdeu o número de blogs que começou e parou. Mas hoje está firme no CyberVida, com atualizações diárias.

Rafael Capanema, que hoje é repórter do caderno de informática da Folha de S.Paulo, também deixou de escrever por falta de motivação. "Os posts têm que ser espontâneos, não forçados. Já fiz dois pressionados e não ficaram bons", afirma.

Os debatedores também citaram casos de plágios como um dos motivos que irritam os blogueiros, que muitas vezes não encontram onde se defender. "Um blogueiro sempre copiava meus posts, e ainda recebia comentários por eles. Quando o procurei, ele disse que eu que tinha invadido o computador dele para copiar os textos dele", conta Von Doscht, que deixou sua página mas não a tirou do ar porque pretende postar alguma "vez na vida", como ele mesmo explica.

Os blogueiros também têm que estar preparados para lidar com a pressão dos leitores, que cobram por atualizações e novidades. "Uma vez fiquei dois dias sem atualizar e me ligaram porque tinha um boato de que eu tinha sofrido um acidente", lembra Von Doscht.

O moderador, Tiago Dória, que também é blogueiro, lembrou que "o blog é uma mídia de uma pessoa só, e por isso a pressão é maior".

Quando deixam suas páginas, os ex-blogueiros procuram se expressar de outras formas, como por exemplo, pelo Twitter, Facebook ou outros trabalhos paralelos. Apesar disso, não acreditam que uma mídia substitua a outra. "As vezes dá vontade de voltar, mas o Twitter e Facebook quebram um galho. Mas cada um é uma plataforma diferente. O Twitter não vai acabar com os blogs", declarou Clarissa.

C-se

14 comentários:

  1. Muito boa matéria,
    acontece realmente dificuldades em uma ou outra ocasião para se manter um blog ativo.Pra mim acho q se a pessoa estiver motivada tudo vai fluir bem fäcil, do contrario complica e acaba o blog..
    te convido pra visitar meu blog..http://poderiaserperfeito.blogspot.com
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso acontece com quem começa um blog por diversão e de repente fica sem assunto. Quem escreve profissionalmente, por exemplo, já está habituado a escrever, sem depender de "inspiração". Agora o problema de quem escreve profissionalmente há de ser a falta de tempo. Pra mim por exemplo é o problema maior.

    Ótimo post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Um problema que muitos de nós iremos levar sempre conosco a falta de inspiração pra escrever, mais quando chegar em mim pretendo ficar uns 7 dias sem escrever e depois voltar, porque se abandonarmos depois sentimo saudades então é melhor tirar umas férias e relaxar.

    ResponderExcluir
  4. Penso que a falta de motivação para escrever não vem apenas da pressão externa. Nós também geramos ansiedade por nossas exigências e acabamos esgotados.Tirar férias é sempre uma boa opção, porque é muito triste e frustrante acabar com algo que sempre nos deu prazer.
    Abraços
    Bel

    ResponderExcluir
  5. concordo com esse texto
    falta de motivação realmente acaba com o blog nosso
    eu ja parei por alta de motivação para escrever em blogs
    hoje, tenho o meu proprio que procurar atualiza-lo no minimo semanalmente e atualizo também em um outro que faço parte da equipe, o nação da música com mais frequencia, ja que o foco é noticias..
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Sérgio, a verdade é que escrever é muito difícil. Eu sou péssimo, tenho muitas dificuldades em escrever qualquer texto. Eu penso que deve ser trabalhado lado a lado com a dona - inspiração-. Acho que uns bons textos levam dias no forno, sofrem inúmeras correções para ficar bom.
    E manter um Blog, é necessário de muita motivação e sobretudo gostar muito!
    Gostei muito do seu texto!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria. Curioso como o fim de blogs realmente é frequente. A falta de motivação e de retorno financeiro ajudam na desistência das pessoas.

    Abraço.
    www.comecandoablogar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente artigo.

    Acredito que no caso desses blogs citados, a fama e a grande exposição de privacidade fez com que parassem.

    Há dois anos venho analisando vários nichos e vejo que muitos blogueiros quase anônimos continuam a blogar sem que tenham perdido o prazer para tanto.

    Há dois lados distintos nesta blogosfera e para mim os dois lados e os dois estão corretos em suas intenções. "os que preferem a fama" e "os que da fama não necessitam"

    Saudações!

    Izabel

    ResponderExcluir
  9. Excelente artigo, Sérgio! Eu confesso que nestes meus 8 meses como blogueira já pensei em desistir. No meu caso o que mais pesou foi o fator tempo. Nunca imaginei que essa atividade exigisse tanto.

    E sou uma pessoa que acabo cobrando muito de mim mesma e acabo me estressando por isso.

    São tantas coisas a fazer, a manutenção e melhoria do blog, a postagem dos textos, a interação com o leitor que acho fundamental, o relacionamento com os outros blogueiros que também acho importantíssima.

    A isso tudo vem se juntar as vaias familiares reclamando do tempo que você passa na internet e o apelo da vida real, que jamais pode ser colocado em segundo plano. Ainda estou tentando achar o ritmo certo.

    Adorei sua postagem. É sempre bom perceber que não estamos sozinhos nas dificuldades, e a troca de informações pode nos ajudar a encontrar nosso próprio caminho.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  10. Olá Sérgio!

    Excelente matéria. Eu nunca tinha pensado nisso, mas parece-me lógico o cansaço sentido por esses blogueiros que cativaram leitores e leitores, com certeza com excelentes matérias. Nessas condições quase profissionais, um blogue requer muita atenção e tempo, o que vai com certeza causar uma enorme pressão no autor.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Sergio,

    Eu leio sempre que todo dia, no mundo inteiro, milhares de blogs são criados e tambem outros tantos mil são abandonados por causas diversas.

    A falta de tempo, criatividade, paciencia, são fatores cruciais. Mas aturar pessoas copistas, realmente, é terrível.

    Eu sou cobrada por amigos que ao repararem que escrevi "menos" querem mais. Confesso que eu adoro isso, porque adoro escrever desde meus 09 anos... eu sinto prazer. Só que tem horas que gosto de ficar quietinha, eu comigo mesma!!!! kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Vários motivos fazem as pessoas abandonar blogs, falta de tempo, paciencia, muitos acham que vão criar um blog e logo vai receber milhares de visitas e quando isso não ocorre. acabam na desistencia. conheço varias pessoas que o blog durou cerca de no maximo um ano.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Sérgio,

    Concordo com o texto e acrescento que a falta de reconhecimento também é motivo para a desistência.

    Beijocas

    ResponderExcluir