2 de junho de 2011

Desafio aceito! (Desafio Literário)

Ao retornar ao Dihitt me deparei com diversas postagens deliciosas de ler.

Algumas me provocaram a comentá-las, outras evitei por serem polêmicas demais para meu atual estado de espírito.

Dentre as postagens que adorei foi o Desafio Literário no “Blog de Poesias Infinito Particular”, da professora Malu, que, por sua vez, recebeu da Sandra Portugal do blog “Projetando Pessoas”, que recebeu de uma amiga portuguesa Mafalda do blog “A felicidade é o caminho”. É um negócio viral essa coisa de blog! rs*

Enfim, o desafio consiste em responder algumas perguntas de teor literário. Lá vai!

1- Existe um livro que leias e releias várias vezes?
Sim – Na verdade são vários, na maioria clássicos de Machado de Assis.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Sim – “O menino do dedo verde” de Maurice Druon. Sempre comecei lê-lo para meus filhos, mas sempre dormiram antes do fim. Não me contem o final, pois ainda vou terminá-lo. rs*

3 - Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?
Concordo com a Malu que esta é uma pergunta difícil. Mas fico neste momento, ciente da incoerência, com “Felicidade Clandestina” da Clarice Lispector.

4 - Que livro gostaria de ter lido, mas que por algum motivo nunca leste?
Nenhum – Sempre que quis ler um livro, o li. Ainda que não chegasse ao fim.

5 - Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
Na verdade não é um livro, mas parte de um, a Bíblia. A última conversa de Jacó, Israel, com seus filhos (Gênesis 49).

6 - Tinhas o hábito de ler quando era criança? Se lia, qual era o tipo de leitura?
Sim - Como a grande maioria das crianças quando começam a ler, devorava Monteiro Lobato.

7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Por quê?
Isto é bem recente. Um livro que achei chato, no expoente da palavra, é “A Cabana”, do Willian Paul Young. Porque os diálogos são entediantes, com um final que em nada tenta explicar seu início. Chato!


8 - Indica alguns dos teus livros preferidos:
- Mito da Caverna (Platão)
- Liberdade Sem Medo, Summerhill (Alexander Sutherland Neill)
- Dinheiro Queimado (Ricardo Piglia)
- Três. Casos policiais de Mário Livramento (Flávio Moreira da Costa)
- A hora da luta (Álvaro Cardoso Gomes)


Alguém mais se habilita ao desafio?

.

9 comentários:

  1. Sérgio, através dos livros acabamos por desenhar, mesmo que superficialmente alguns traços da personalidade de cada pessoa e, isto, é inevitável.
    Os endocrinologistas dizem, somos o que comemos e eu digo - cada pessoa, além de ser o que come, é também um pouco daquilo que lê, pois as leituras nos levam às mais variadas experiências de VIDA, ainda que não as tenhamos vividas todas.
    Eu também estou assim, como você, devido ao meu estado de espírito, tenho evitado assuntos polêmicos e vivo apenas de amenidades e olha que isto tem me feito enorme bem.
    Muito grata pelo seu carinho em aceitar o desafio...
    Abraço, meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Sergio! Este vírus é realmente acolhedor e excitante. Eu adorava Monteiro Lobato.... saudades... e hoje me sinto feliz em ver minha filha lendo parte da obra.

    Quanto a um livro que tive imensa dificuldade de ler... Brida, Paulo Coelho. Nem imagina, era uma tremenda febre e eu não conseguia deglutir! Então, nunca mais tentei ler nada dele.... parece até fobia! rsssssssss

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sérgio!

    Que saudades, meu amigo!
    E que belíssimas leituras nos trazes. Alguns autores são completamente novos para mim, o que é muito bom!

    Sabes, aprecio a tua posição em relação ao "menino do dedo verde". Eu jamais seria capaz de não ler o final da história, depois das crianças dormirem. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio!
    Li o "menino do dedo verde" faz tempo,porque alguém me disse que eu tinha o dedo verde(as mudas pegavam facilmente quando as plantava),e gostei. Como lhe disse uma vez, não consigo gravar na memória detalhes. Poderia hoje ler tanta coisa que já li, e me surpreenderia ainda, eu acho. Gostava dos livros do Gaiarsa.
    Uma autora que não consegui terminar e absorver o conteúdo de todos os volumes, foi Helena Blavatski (acho que é assim que se escreve). A Bíblia, não consegui ler toda.Gosto muito do Eckhart Tolle - o despertar de uma nova consciência e um outro fininho e bom também, cujo nome é apelativo,mas o conteúdo é bom.
    A cabana,li e fiquei deprimida, decepcionada. Também o que eu queria? Sim, acertou se pensou que eu gostaria de poder acreditar em uma linda história que me explicasse algumas coisas. Gostei muito de parte da história.
    Clarice, exatamente o livro que citou, estou lendo agora,aos poucos, e também outro...Você me sugeriu ler Clarice,lembra? E adoro.
    Sabe,quando era menina não lembro de ter tido muito acesso a Monteiro Lobato, mas adorava folhear a Barsa,era um mundão de conhecimento, que meu pai comprou e cabia em casa.
    E agora, tenho muita coisa pra ler, devagar, quero poder curtir, embora fosse mais interessante quando podia comentar com uma amiga, por exemplo quando eu estudava e fazia o Clássico. rs...faz um tempão!
    Bem,foi bom vir aqui,
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Amigo Sérgio:

    Você esteve entre os meus "blogs recomendados" o ano inteiro. Não vai ser agora que vamos nos separar.

    2011 está no fim, e 2012 está chegando, carregado de sonhos. Só precisamos torná-los realidades. Vamos tentar?

    Muita saúde e paz!!!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  6. OI SÉRGIO, BOA NOITE, ALIAS COMECINHO DE NOITE FRIA E CHUVOSA AQUI NO LITORAL DE SAMPA MAS A PERGUNTA FEITA POR VC É SE ALGUEM SE HABILITA AO DESAFIO...EU ME HABILITO , PQ AMO LIVROS DESDE PEQUENA, MEU PAI NOS ENSINOU ESSE AMOR AOS LIVROS E MEUS IRMÃOS SEMPRE GOSTARAM.LEIO EM MEDIA 1 LIVRO POR SEMANA.GOSTEI DO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desafio é responder as 8 perguntas. Posta o link aqui depois pra gente ver suas sugestões e opiniões. Obrigado e um forte abraço!!!

      Excluir
  7. Boa noite Sergio, eu me habilito ao desafio. Leio desde pequena e foi atraves do incentivo do meu pai que adquiri esse amor. Leio em media 1 livro por semana.Gostei do seu blog pq é um incentivo a leitura, isso é cultura, parabéns!

    ResponderExcluir