31 de maio de 2010

A importância do transporte aéreo para além dos aeroportos e operadoras

Com a crescente importância do modal aeronáutico, certamente influente nas ações que levam ao desenvolvimento econômico das regiões e das nações, será que não teríamos de pensar nele? Entretanto, quando o assunto é abordado em periódicos em geral somente os vemos abordando aspectos relativos aos aeroportos e operadoras, jogando para um segundo plano serviços em geral, compras ou vendas de aviões, proteção ao voo, peças de reposição e assim por diante. Não se discute o que seria necessário para interessar a terceiros prover a introdução do serviço, sem dúvida, útil para a comunidade. O transporte aéreo deve ser sempre lembrado como um segmento importante de prestação de serviços à comunidade, sobretudo ao passageiro.

Levando-se em conta o que acontece em todos os países do mundo, não se pode deixar de recordar que, num Brasil de dimensões continentais, ninguém pensa em ir a Manaus a não ser voando. E, todavia, também é claro que, para que se possa voar são necessários aeroportos, aviões, e tudo o mais acima mencionado.

Embora 2009 talvez tenha sido o pior ano, em termos de desempenho econômico das linhas aéreas, desde a retomada dos serviços após a 2ª Guerra Mundial, a IATA (Organização Internacional do Transporte Aéreo) reportou que mais de um terço da população da Terra viajou em segurança pelas asas de centenas de empresas. Os dados disponíveis são realmente marcantes, mas foi real uma redução do número de passageiros da ordem de 2,5%, em relação ao tráfego de 2008 e de 3,5% na carga. Em contraste, no tráfego aéreo doméstico brasileiro um aumento de embarque e desembarque de passageiros simplesmente cresceu quase de 30% neste primeiro trimestre

Texto de Ozires Silva, engenheiro aeronautico.

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