6 de setembro de 2009

Deus - personagem de próximo livro de Saramago

Deus será personagem de próximo livro de José Saramago
 
Deus será um dos personagens principais de Caim, o próximo romance de José Saramago cujo título foi adiantado no blog do autor por sua mulher, Pilar del Río. A obra deverá ser lançada em outubro simultaneamente em Portugal e no Brasil e poderá deixar os leitores se perguntando quem é mais onipotente. O personagem Deus ou o próprio Saramago, que, mesmo aos 86 anos e pouco mais de um ano depois de passar meses internado vítima de doenças respiratórias, vai lançar o terceiro livro em menos de um ano (também publicou "O caderno" e A viagem do elefante), além de atualizar o blog e conciliar frequentes compromissos de trabalho?

Apesar do personagem e da temática bíblica, a discussão do próximo livro deverá ser, segundo Pilar, mais um mergulho na humanidade, "nas suas diferentes expressões", como é de costume em sua obra: "José Saramago escreveu um livro que não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia, porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga", escreveu.

Outro livro com temática bíblica, O evangelho segundo Jesus Cristo causou polêmica em 1991 ao contar a história de Cristo de um ponto de vista antirreligioso, reforçando sua humanidade e aludindo à sua suposta relação com Maria Madalena.

Foi no blog O caderno de Saramago que o autor português escreveu os textos selecionados mais tarde para o livro O caderno, o último que lançou.

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/08/31/deus-sera-personagem-de-proximo-livro-de-jose-saramago-767397598.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário