20 de agosto de 2009

Spam que dá medo

Por Duilio Ferronato

Abro minha caixa de e-mails e surge uma lista de 30 spans quase que diariamente. Fico só imaginando quantos e-mails esses spanzeiros têm que mandar para que 1 funcione.
Tem gente que compra Viagra por e-mail ? Ou plano de saúde, palestra de faculdade, coleção de livro, assinatura de revista, doação de sangue ou órgãos, hotel fazenda ou panela de aço ?

Muitas vezes eu ainda entro naquelas páginas para descadastrar, mas fico com certo receio que seja um vírus traiçoeiro. Os telemarketings por telefone pararam finalmente, só a Vivo que ainda liga oferecendo um incrível pacote de vantagens por um pouquinho a mais na minha conta eterna e eu nunca aceito.
Os fazedores de spam devem ser todos da área comercial. Que aliás inventam coisas que não tem nada a ver com o produto.

Às vezes você vê alguns anúncios de uma empresa dizendo isso e aquilo e o produto é totalmente diferente, parece que o pessoal que fez o anúncio nem conhece o produto. O pessoal da área comercial da Folha e do UOL é meio assim, outro dia conversei com uma menina do telemarketing da Folha e ela disse que só lê meu blog, os quadrinhos e o Zé Simão, e ela ainda fica lá atendendo as reclamações dos leitores sem nem ler o jornal. Cacildis. Um conhecido trabalha no telemarketing do Santander mas tem conta no Bradesco. 
Isso não pode dar certo.

Uma amiga que trabalha na Volkswagen disse que lá os funcionários só podem entrar no pátio quem tem carro da marca deles. Parece meio ditadura, mas faz um certo sentido. Como você pode trabalhar numa empresa e usar produtos de outra ? Um amigo trabalha na Natura, mas disse que só usa cremes importados...hum, ele é meio metido. Eu até gosto daquele creme de barbear que a Natura tem e as embalagens deles são sempre muito boas.

Outro dia uma menina da Folha me disse que preferia ler o Estadão, eu fiquei meio chocado com essa revelação e achando ela meio tacanha . Como você pode trabalhar em um lugar sem vestir a camisa ? É como ir todos os dias para um lugar só pelo dinheiro, isso deve provocar câncer. É claro que o jornal do concorrente tem coisas interessantes para ler, isso não dá para negar, mas gostar mais do outro ? Já é forçar a barra.

É mais ou menos o caso do pessoal do departamento comercial. Os anúncios são tão sem vida que poderiam estar vendendo qualquer coisa. Pegue um desses spans e troque o produto : não vai fazer nenhuma diferença. São anúncios desenvolvidos por gente que nem conhece o produto direito. Vendem qualquer coisa só pelo negócio e não pelo envolvimento com a marca.

Trabalhar em um lugar onde você não acredita no conceito ou na validade das coisas que você está fazendo é como ir se envenenando aos poucos e o resultado do seu trabalho vira algo patético. Como os spans, eles são feitos por gente tão sem noção que acabam virando patéticos. Chega a dar dó de quem tem que fazer esse tipo de trabalho. Fico imaginando como é viver anos trabalhando em um lugar onde você só finge estar presente. Como vai ser sua vida fora daquele lugar ? Devem ser essas pessoas que xingam no trânsito, que destroem coisas na rua e que odeiam o resto da humanidade. Por isso mandam spans.

http://blogdoduilio.folha.blog.uol.com.br/arch2009-08-16_2009-08-31.html

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